domingo, 24 de março de 2013

Discussão sobre o Racismo





O vídeo  VISTA A MINHA PELE, trata-se de curta-metragem que "usa a paródia para discutir racismo e preconceito", conforme apresentação no You Tube: "Nesta história, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra. Os países ricos são da África. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda em um colégio particular graças a uma bolsa de estudo, já que a mãe é faxineira na escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, com exceção de sua amiga, que é filha de um diplomata, que morou em países pobres e tem outra visão da sociedade. Com todas as adversidades, Maria quer ser 'Miss Festa Junina' da escola. Conta com a ajuda da amiga Luana e as duas vão se envolver em uma série de aventuras para alcançar seus objetivos."

Uma história simples e criativa para discutir, através da paródia, situações do cotidiano. Nada como "vestir a pele do outro" para sentir-se no seu lugar. Fica aqui registrado como apoio pedagógico para as Turmas do 2º Ano (200 e 201) – Ensino Médio - Turno: Vespertino - C.E Dr. Tarquínio Lopes Filho – CETALF. E não esqueçam o que trabalhado em sala de aula: Para R. Barbaud, a "diversidade cultural pode então ser tomada como um componente natural da biodiversidade, como o resultado final de nossa própria evolução. Ela tem, por este ponto de vista, a mesma função da biodiversidade para as outras espécies". A diversidade humana é portanto genética, com suas conseqüências fenotípicas, mas também culturais. E faz-se importante distinguir bem os dois domínios para não recriar, mesmo involuntariamente, os discursos racistas e não científicos. Em Le racisme expliqué à ma fille Tahar Ben Jelloun escreveu:
...A palavra "raça" não tem base científica. Ela foi usada para exagerar os efeitos das diferenças aparentes, ou seja, físicas. Não se pode basear nas diferenças físicas - a cor da pele, o tamanho, os traços do rosto -- para dividir a humanidade de maneira hierárquica, ou seja, considerando que existem homens superiores em relação a outros homens, que seriam postos em uma classe inferior.”

Profª Aneri Tavares.
      Sociologia

Um comentário:

  1. (...) A individualidade não é nem uma qualidade nem uma categoria; é um modo de ser. Caraterizar algo com individualidade é apontar sua relação especial com tudo aquilo que não é. Assim podemos definir a individualidade humana como o conjunto de qualidades que destinguem uma pessoa da outra. Estas incluem características físicas, metabólicas e comportamentais. (...)
    O grupo de pesquisa da Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG) Tem se dedicado a estudar o povo brasileiro em sua formaçaõ e estrutura. (...)
    Esse estudo é um dos muitos trabalhos que nos leva ainda mais a descartar a ideia de ´´raça.``
    Referências: PENA, Sergio Danilo. Revista Ciência Hoje. Disponivel em: . Acesso em: 26 jun. 2009. - Também se pode ler o texto no livro de Biologia do 3º do Ensino Médio Ser PROTAGONISTA, PG. 21. - Livro usado no Tarquinio lopes...
    ALUNO: FERNANDO HENRIQUE DE MELO DA SILVA
    TURMA:301
    3º DO ENSINO MEDIO.

    ResponderExcluir