PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA
EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM
AS TIC .Tutora: Derenice Sá Menezes Moraes. Turma: 21. Aneri Tavares.
Planejando com hipertexto para o 1º
ano do Ensino Médio. Disciplina: Artes. Conteúdo: A Arte Indígena Maranhense. Tempo estimado: Duas aulas. C.E ANTÔNIO
RIBEIRO DA SILVA – Pólo X – Sá Viana.
Habilidades
e Competências: Reconhecer e compreender a importância das linguagens
artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural do indígena maranhense; conhecer e utilizar a internet na pesquisa sobre os grupos
indígenas que ocupam o território maranhense e brasileiro; observar a diferença entre os troncos linguísticos; organizar-se
em grupo montar uma exposição para apresentaram um mural com os seguintes
pontos: Nome do grupo indígena, localização, pintura corporal, artesanato,
rituais, danças e outras particularidades.
Ação prática das TICs nesse planejamento: pesquisar e
diferenciar textos de hipertextos; navegar de link em link; para encontrar através
de hipertexto a referida pesquisa. Recursos: computador; internet; cópias de
textos; celulares; micro system; máquinas fotográficas; dicionários;
hipertextos. Avaliação: produção estética
e performática dos trabalhos individuais e em grupo.
Ao término da atividade os alunos deverão
montar uma feira de
artesanato elaborado com as mais diversas matérias primas, contendo colares,
pulseiras, brincos, maracás, cestos, bolsas, saiotes, redes, arco e flecha,
com o objetivo de resgatar as
culturas desses povos e divulgá-las na comunidade escolar. Apresentação dos trabalhos
e debates. http://legitimidadeparaeducar.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário