sábado, 21 de abril de 2012

A Arte Indígena Maranhense

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC .Tutora: Derenice Sá Menezes Moraes. Turma: 21. Aneri Tavares.

Planejando com hipertexto para o 1º ano do Ensino Médio. Disciplina: Artes. Conteúdo: A Arte Indígena Maranhense. Tempo estimado: Duas aulas. C.E ANTÔNIO RIBEIRO DA SILVA – Pólo X – Sá Viana.


 Habilidades e Competências: Reconhecer e compreender a importância das linguagens artísticas e estéticas como instrumento de participação política, social, cultural do indígena maranhense; conhecer e utilizar a internet na pesquisa sobre os grupos indígenas que ocupam o território maranhense e brasileiro; observar a diferença entre os troncos linguísticos; organizar-se em grupo montar uma exposição para apresentaram um mural com os seguintes pontos: Nome do grupo indígena, localização, pintura corporal, artesanato, rituais, danças e outras particularidades.

Ação prática das TICs nesse planejamento: pesquisar e diferenciar textos de hipertextos; navegar de link em link; para encontrar através de hipertexto a referida pesquisa. Recursos: computador; internet; cópias de textos; celulares; micro system; máquinas fotográficas; dicionários; hipertextos. Avaliação: produção  estética e performática dos trabalhos individuais e em grupo.

 Ao término da atividade os alunos deverão montar uma feira de artesanato elaborado com as mais diversas matérias primas, contendo colares, pulseiras, brincos, maracás, cestos, bolsas, saiotes, redes, arco e flecha, com o objetivo de resgatar as culturas desses povos e divulgá-las na comunidade escolar. Apresentação  dos trabalhos e debates. http://legitimidadeparaeducar.blogspot.com.br/



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário