quinta-feira, 17 de março de 2016

Como a tecnologia empodera os alunos (segundo eles mesmos)



Olá, professor!
Acredito que um dos maiores prazeres no trabalho com Educação está em ver o resultado dos nossos esforços: alunos entendendo o conteúdo, vendo significado no que aprendem, estabelecendo objetivos sólidos e avançando em sua vida acadêmica. Eu tenho observado que a tecnologia, se bem utilizada pelos docentes, pode favorecer muito esse processo. Concorda comigo? Mas de que forma isso ocorre?
Eu acredito que a tecnologia dá mais poder ao professor e ao aluno. Fornece dados, cria novas possibilidades e resolve rapidamente atividades burocráticas. Os estudantes passam a ter mais autonomia, deixando de ser receptores passivos de informações para serem protagonistas do próprio aprendizado. Isso porque a tecnologia é capaz de fazer com que o aluno conheça melhor seus pontos fortes e fracos, e tenha insumos para aprender de forma mais eficiente, onde e quando quiser.
O que dizem os estudantes
Mas vou deixar que os próprios estudantes falem. Compartilho com você alguns dos relatos que recebemos de usuários do Geekie Games que estudaram em escolas públicas.
A escola tem um papel fundamental na inclusão social do aluno e em apontar as possibilidades e o caminho a ser seguido. Mas muitas vezes estudar somente no ambiente escolar não é suficiente, precisamos de um reforço extra. Ter autonomia para buscar seus sonhos é o que torna você diferente da maioria”.
Essa fala é de Francisco Sebastião de Sousa, de 19 anos, que terminou o Ensino Médio em 2015 e passou no curso de Sistema de Informação da Universidade Federal do Piauí. É interessante notar a maturidade de sua opinião sobre a importância do papel da escola. Abaixo, veja depoimento de Renan Lorenzon Rigotti, 17 anos, de Cuiabá (MT), aprovado no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso:
“Ao voltar da escola, eu estudava pela internet e revisava os conteúdos diários. Resolvi muitas das dúvidas que tinha, principalmente em Física e Matemática. É fundamental revisar os conteúdos que você sente dificuldades quantas vezes for necessário”.  
Muitos alunos comentam sobre a dificuldade em administrar o tempo. Não é fácil estudar todo o conteúdo para o vestibular, realizar tarefas regulares da escola e ainda dar conta de outras atividades. O diagnóstico e a criação de um plano de estudos é algo importante para ajudá-los a ganhar tempo.
“Eu me preparei para o vestibular usando o Geekie Games, por livros, materiais que comprei, resolvendo questões, lendo muito e escrevendo redações todos os dias. A tecnologia abriu minha mente ao tornar os estudos mais divertidos. Isso me fez estudar mais e mais, e gostar daquilo que estudava”. Essa foi a contribuição de Elder Henrique de Pádua Santana, 16 anos, de João Pessoa (PB), que passou no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Paraíba. Seu relato chama atenção para outro aspecto valioso da tecnologia: sua capacidade de tornar um conteúdo atraente.
E você, já utilizou alguma ferramenta tecnológica na sala de aula? Qual tem sido o resultado? 
FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2016/02/16/como-a-tecnologia-empodera-os-alunos-segundo-eles-mesmos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário