segunda-feira, 16 de abril de 2012

EU, PROFESSORA E APRENDIZ

 “O Professor tem o compromisso de trazer para o aluno o que há de melhor no mundo do conhecimento e da tecnologia, para poder aprimorar sempre as oportunidades de aprender”. Pedro Demo
No processo ensino-aprendizagem, minha prática pedagógica vem acompanhada de uma enorme inquietação. Meu interesse por atividades que envolvam mais criatividade e horizontes mais amplos, para que o saber seja algo mais agradável e dinâmico em sala de aula. O potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem na escola, hoje é inesgotável. Estou realizando este curso para aprimorar meus conhecimentos e utilizar as TIC na minha prática pedagógica, promovendo a aprendizagem dos meus alunos.
O saber deve ser interativo. Aprendo a partir da interação com meus colegas e com os meus alunos. Essa avidez por novos desafios é claramente notada por todos. Desta forma eu os instigo a não se acomodarem, a buscarem mais conhecimentos e novos horizontes. O foco deste processo é o aluno. Ele é centro. E isso o professor jamais deve esquecer. A minha realização pessoal e profissional vem quando este aluno adquire as habilidades construídas para sua aprendizagem.
 Estarei contribuindo assim para que minha ação pedagógica seja agradável, motivadora, contextualizada e globalizada; voltada para as necessidades atuais do conhecimento. E o personagem principal da aprendizagem escolar – o aluno irá atuar de forma autônoma e crítica na sociedade do saber, como sujeito ativo da realidade que o cerca.
Aneri Tavares.

Um comentário:

  1. Olá profesora Aneri, uma das características mais importantes das tecnologias é a possibilidade de interação. Aprendemos interagindo com as pessoas, há soma de conhecimentos, estes vão se somando e nos impulsionando a buscar mais cada vez que aprendemos.
    Um lembrete poste sua atividade no blog com links, fazendo desta feita a hpertextualidade. Vamos que vammos!!! Derenice

    ResponderExcluir